Como surgiu a empresa
O concelho de Marvão com uma localização invejável no centro de Portugal enquadrado no Parque Natural da Serra de São Mamede, em fronteira com Espanha, atraiu desde logo um conjunto de estrangeiros para as suas potencialidades. Assim em 2007 formou-se a Sociedade que juntou um vasto leque de investidores com experiência na área da Agricultura e Silvicultura com o objectivo de recuperar e fazer o aproveitamento de terrenos, a maior parte deles votados ao abandono, e assim contribuir para a dinamização de um concelho que, como alguns outros concelhos do interior de Portugal, apresenta dificuldades socio-económicas com populações envelhecidas e débil tecido empresarial.
Depois de adquiridas as propriedades, o objectivo principal foi o de nelas desenvolver uma gestão que promove, quando necessário, a recuperação de terrenos abandonados, reabilitando-os para depois seguir uma vertente de produção sustentada e de conservação de habitats.
A conservação florestal é para nós mais importante do que a produção, pois só assim será possível manter intocados os valores naturais da região.
Depois de assistirem aos fogos que devastaram outras propriedades na Orla Mediterrânica, os investidores tornaram como um dos objectivos principais desde o início a segurança das propriedades, animais, plantações e todos os activos dentro delas.
Estes investimentos são a longo prazo e dado os montantes envolvidos e os custos de operação anuais, há necessidade de criar novas fontes de rendimento para além das que advém dos activos biológicos. Foi assim que surgiu a necessidade de desenvolver um conceito de turismo integrado nas propriedades que não colidisse com a exploração agro-pecuária e silvícola dos terrenos, bem como não colocasse em perigo os recursos cinegéticos. Depois de muitos estudos efectuados, a construção de trilhos para bicicletas pareceu-nos a melhor alternativa e aquela que mexeria menos com a estabilidade dos solos e perturbaria menos a parte florestal quando bem enquadrada.
Foi assim que a empresa assinou um protocolo de cooperação com uma Associação, com o objectivo que esta efectuasse o desenho dos trilhos, e desenvolvesse o aproveitamento turístico dos mesmos, tendo sempre um objectivo, nunca perturbar a exploração quotidiana das propriedades e vocacionar-se para um turismo não massificado e de qualidade, um conceito que pensamos melhor se adequa aos concelhos de Marvão e Castelo de Vide, e à sua situação única dentro do Parque Natural da Serra de São Mamede.
A experiência da empresa na área da recuperação dos terrenos em situação debilitada e o seu aproveitamento agro-pecuário e silvícola, tornaram esta empresa numa referência a nível nacional, e se primeiro foram empresas do mesmo grupo a recorrer aos seus serviços e produtos, hoje já outras empresas a nível nacional nos procuram e contactam para consultoria e trabalhos em outros pontos do país que não a zona de Marvão e Castelo de Vide.